domingo, 3 de outubro de 2010

A arte de ser leve

Hoje comprei um livro da Leila Ferreira com este título. É isso que eu preciso hoje e acho que todo mundo. Na verdade, vejo que as coisas desandam na maioria das vezes pelo peso que lhe são colocados e pelo peso da gente mesmo. Transcrevo aqui alguns trechos que neste início de leitura já me fizeram pensar ainda mais na importância de se tentar ter uma vida leve.

" "Tem gente que vem pro mundo de caminhão e tem gente que vem de bicicleta. Eu sou da turma da bicicleta." Acostumada a arrastar baús cheios de ansiedade e de medos, tive certeza, naquela hora, de que estava na outra turma: a das carretas com excesso de carga, que trafegam perigosamente por estradas sem acostamento. Pensei no tamanho do Scania que usava para transportar minhas complicações e decidi que era hora de mudar de vida. Isso em um primeiro momento. Depois vi que "mudar de vida" era uma meta muito ambiciosa. Mas existe a perspectiva de mudança." (...)

" "É preciso ser leve como o pássaro e não como a pluma" A pluma flutua - um voo sem plano, sem direção, sem desafios. Os pássaros riscam o ar com precisão, colocam a leveza a serviço do existir. Uma pedra pode interromper o voo, mas até que isso aconteça as asas sabem como e onde ir. Quando penso em leveza, penso na possibilidade de sermos pessoas capazes de deixar o mundo menos opaco, menos pesado, menos inerte. Pessoas que se sentem melhor com elas mesmas e são mais agradáveis, mais delicadas, mais generosas. Acima de tudo, pessoas que conseguem também fazer a viagem (cada vez mais rara) de sair delas próprias para enxergar o outro."

"Corremos o perigo de emagrecer o corpo e ficar com obesidade mórbida de espírito. Corpos rijos e enxutos, circulam num mundo cheio de almas adiposas, engordadas pela autocomplacência. Com o corpo, todo rigor é pouco, mas nos perdoamos com enorme facilidade por nossa impanciência, nossa falta de civilidade, nossa incapacidade de ouvir, nossa rispidez. Não são apenas os outros que nos rodeiam que saem perdendo. O peso afeta profundamente a pessoa que o carrega - ainda que não perceba. Seres que passam a vida arrastando correntes são infelizes. Almas gordas, mais que intoxicar os outros, intoxicam-se."


Depois de ler tudo isso, pretendo reafirmar o que já venho dizendo há tempos: é NECESSÁRIO ser leve. Meu Deus, como isso é importante para se viver melhor. Meu Deus como preciso praticar isso diariamente e procurar me rodear de pessoas que comungam desse meu pensamento...

Nenhum comentário: